Porto Alegre, segunda, 06 de maio de 2024
img

Croácia deve entrar na zona do euro em 2023; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Menos de dez anos após ingressar na União Europeia, croatas receberam luz verde da Comissão Europeia para aderir à moeda comum, tendo cumprido todos os requisitos, como inflação e taxas de câmbio estáveis. Croácia apresentou nova moeda de um euro, enquanto se prepara para se tornar o 20º país da UE a aderir à moeda Foto: Zeljko Lukunic/PIXSELL/picture alliance

 

 

A partir de janeiro de 2023, a Croácia deve se tornar o 20º país a adotar o euro como moeda, menos de dez anos após ingressar na União Europeia (EU). A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira (01/06) que Zabreb cumpriu todos os critérios para ingressar na eurozona.

“Hoje a Croácia deu um passo significativo para a adoção do euro, nossa moeda comum”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ressaltando que a adesão à moeda única “tornará a economia da Croácia mais forte, trazendo benefícios aos seus cidadãos, empresas e sociedade em geral”, além de “fortalecer também o euro”.

O Parlamento Europeu e os 27 Estados-membros do bloco ainda precisam aprovar a adesão. Uma decisão final é esperada na primeira quinzena de julho. De acordo com a avaliação da Comissão Europeia, não deve haver dificuldades para a aprovação.

Leia mais em Deutsche Welle