Porto Alegre, sábado, 20 de abril de 2024
img

Perto da liderança nas Indicações Geográficas, por Camila Pessoa/Correio do Povo

Detalhes Notícia
O Rio Grande do Sul detém até este ano um total de 14 IGs de produtos ou serviços regionais destacados pelo Ministério da Agricultura, apenas duas a menos que o estado de Minas Gerais, atualmente com 16. A carne produzida no Rio Grande do Sul dentro do bioma Pampa é um dos cases destacados pelo Ministério da Agricultura no sistema de Identificação Geográfica nacional, sendo reconhecida pelo sabor e qualidade, o que abre mercados diferenciados | Foto: Antônio Pacheco / Embrapa / Divulgação / CP

 

 

Com 14 Indicações Geográficas (IGs) que identificam a origem de produtos característicos regionais, o Rio Grande do Sul, é o segundo estado brasileiro com mais IGs, perdendo apenas para Minas Gerais, que tem 16. Para registrar a relevância e proatividade do Estado na criação dessas indicações, e incentivar outras regiões a fazerem o mesmo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, em abril, o livro “Indicações Geográficas do Rio Grande do Sul: registradas até março de 2021”, que traz um compilado de artigos de representantes de instituições parceiras neste processo e produtores vinculados às IGs. Os artigos destacam produtos como o couro acabado do Vale dos Sinos, os doces de Pelotas, a carne do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional, o arroz do Litoral Norte, os vinhos e o queijo artesanal serrano.

A publicação editada pelo Mapa destaca a história de algumas das mais importantes Indicações Geográficas já obtidas pelo Estado, como é o caso da carne do Pampa Gaúcho e dos vinhos do Vale dos Vinhedos. Para a pesquisadora em desenvolvimento rural do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) Larissa Bueno Ambrosini, essas indicações não só remetem a aspectos físicos característicos de seu território de origem, como clima, vegetação e paisagem, mas também representam a cultura e a história de cada lugar. Nos exemplos da carne e do vinho, respectivamente, realçam a tradição do Rio Grande do Sul na bovinocultura de corte e a presença e importância da imigração italiana.

Leia mais no Correio do Povo