Porto Alegre, sábado, 20 de abril de 2024
img

G7 amplia sanções contra Rússia visando ouro, petróleo e equipamentos militares;RFI

Detalhes Notícia
Do primeiro plano, centro a direita, no sentido horário Chanceler da Alemanha Olaf Scholz, Joe Biden, Boris Johnson, Fumio Kishida, Ursula von der Leyen, Charles Michel, Mario Draghi, Justin Trudeau e Emmanuel Macron, em uma mesa redonda para primeira sessão de trabalho em 26 de junho de 2022. AFP - JOHN MACDOUGALL

 

 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, participa nesta segunda-feira (27) à distância da cúpula de líderes do G7, iniciada na noite de domingo no sul da Alemanha. Zelensky deverá pedir mais armas para combater o Exército russo. Os dirigentes do grupo formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido decidiram endurecer as sanções contra Moscou e discutem meios de atenuar a crise energética e alimentar decorrente da guerra na Ucrânia.

Os líderes do G7 se esforçam para enviar um forte sinal de unidade a Vladimir Putin. Logo no início do encontro, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que as nações do G7 vão banir as importações de ouro da Rússia. Um anúncio formal sobre a medida deve ser divulgado nesta terça-feira (28), no final da cúpula, que acontece no castelo de Elmau, nos Alpes Bávaros.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou que sancionar o ouro russo vai “atingir diretamente oligarcas e atacará o coração da máquina de guerra de Putin”. Não só Estados Unidos e Reino Unido anunciaram apoio à proposta, como também Canadá e Japão.

Leia mais em RFI