Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Argentina quer ser a voz da América Latina na Cúpula do G7 e a substituta da Rússia em energia e alimentos; RFI

Detalhes Notícia
Da esquerda, Cyril Ramaphosa, Presidente da África do Sul, Alberto Angel Fernández, Presidente da Argentina, Markus Soder (CSU), Ministro-Presidente da Baviera, Narendra Modi, Primeiro Ministro indiano e Macky Sall, Presidente do Senegal em Munique, Berlim, domingo, 26 de junho de 2022. AP - Tobias Hase

 

 

Na sua participação na reunião de Cúpula do G7 nesta segunda-feira (27), o presidente argentino, Alberto Fernández, quer ser o porta-voz da América Latina contra a guerra que “acontece no Norte, mas afeta o Sul” e quer instalar a Argentina como substituta do gás russo para a Europa e de alimentos ao mundo. Para isso, vai pedir às maiores economias globais que invistam na Argentina como um fornecedor estável e confiável.

Por esse potencial, o presidente argentino Alberto Fernández foi o único convidado da América Latina pelo chanceler alemão Olaf Scholz, anfitrião do evento.

Na presidência rotativa do grupo que reúne também França, Itália, Reino Unido, Japão, Estados Unidos e Canadá, a Alemanha é o país mais afetado na Europa pela dependência do gás russo e vê na Argentina a possibilidade de um novo fornecedor.

Leia mais em RFI