Porto Alegre, quarta, 08 de maio de 2024
img

Argentina: Fernández vive 48h de decisões cruciais após renúncia de ministro da Economia; RFI

Detalhes Notícia
Depois da renúncia do ministro da Economia Martín Guzmán no começo da noite deste sábado (2), Alberto Fernández reuniu os seus mais próximos ministros e assessores na residência presidencial para definir o substituto e uma possível reforma do gabinete. © 路透社图片

O presidente argentino, Alberto Fernández, está diante de 48 horas cruciais, entre a escolha do novo ministro da Economia e a reação dos mercados, depois da repentina renúncia do ministro da Economia do país, Martín Guzmán. Uma reforma ministerial não é descartada para dar fôlego ao presidente, pressionado pela própria vice-presidente Cristina Kirchner e por uma economia em apuros.

Depois da renúncia do ministro da Economia no começo da noite deste sábado (2), Fernández reuniu os seus mais próximos ministros e assessores na residência presidencial para definir o substituto e uma possível reforma do gabinete. A definição do nome, no entanto, foi deixada para este domingo, antes que os mercados abram na segunda-feira.

“Estamos diante de uma grave crise política na qual o presidente e a sua vice disputam a liderança. Nessa disputa, a economia é o campo de batalha e o ministro da Economia, uma peça crucial. A renúncia de Martín Guzmán agrava a situação”, avalia à RFI o analista político Rosendo Fraga, uma referência no país.

LEia mais em RFI