Porto Alegre, sábado, 18 de maio de 2024
img

Hangar vai abrigar aviões doados pela FAB em Santa Maria; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Espaço está em construção dentro do campus da UFSM e deve abrigar modelos históricos da Força Aérea /LUCAS CASALI/DIVULGAÇÃO/CIDADES

 

 

A comunidade acadêmica acostumou-se há décadas com o barulho do sobrevoo dos aviões e helicópteros da Base Aérea de Santa Maria, instituição vizinha do campus sede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Um marco nessa parceria foi o ato de doação pela Força Aérea Brasileira (FAB), em dezembro de 2021, de um avião caça AMX A-1 para a universidade. Como a aeronave em questão já não proporciona mais condições seguras de voo, ela foi “aposentada” pela FAB e servirá como material de estudo para os alunos da universidade. Esse avião hoje se encontra nas dependências da Base Aérea, mas em um futuro próximo será transferido para o hangar atualmente em construção no campus.

Com um custo estimado de R$ 2,67 milhões, o hangar começou a ser construído em meados de janeiro deste ano. O prédio terá uma área construída de 1.018 metros quadrados, visando a abrigar não só o caça mencionado acima, como também um avião modelo Bandeirante, aeronave que também foi “aposentada” e cuja doação para a UFSM ainda está em tramitação na FAB. A obra deve ser concluída no início de 2023.

Leia mais no Jornal do Comércio