Neste 14 de Julho, Festa Nacional da França, os principais jornais franceses tratam dos desafios do presidente Emmanuel Macron. O chefe de Estado concede uma entrevista, nesta tarde, em que deve detalhar seu plano para os próximos cinco anos de governo.
O assunto está na capa do jornal Le Figaro, que traz como manchete: “Neste 14 de julho, Macron precisa sanar dúvidas”. O diário trata do momento instável que vive o presidente, após o fracasso nas eleições legislativas, as críticas da oposição sobre a permanência da primeira-ministra Elisabeth Borne no poder, além das tensões e dificuldades na Assembleia, depois de seu partido ter perdido a maioria absoluta.
Le Figaro destaca que “para tentar se explicar”, Macron concede uma entrevista na tarde desta quinta-feira a duas jornalistas no Palácio do Eliseu, sede da presidência da França. Uma tradição para vários chefes de Estado do país, à qual Macron renunciou várias vezes durante o seu primeiro mandato: essa será a segunda vez que o presidente francês aceitará realizar esse exercício, que no passado foi classificado por ele como algo “antiquado”, afirma Le Figaro.
Leia mais em RFI