Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

Macron tenta mostrar que não está isolado, mas continua a "governar sozinho", dizem jornais franceses; RFI

Detalhes Notícia
O presidente francês Emmanuel Macron durante uma cerimônia em homenagem aos soldados no Hôtel des Invalides, em Paris, em 11 de julho de 2022. © Christophe Petit Tesson/Pool via REUTERS

 

 

Os jornais franceses desta sexta-feira (15) analisam a entrevista concedida pelo presidente Emmanuel Macron no dia 14 de julho, festa nacional da França. Para a imprensa, o chefe de Estado tenta mostrar que não está isolado. Mas para a oposição, o presidente insiste em governar sozinho e se nega a aceitar a nova realidade que enfrentará na Assembleia Nacional.

Durante uma hora, o chefe de Estado falou a canais de tevê franceses sobre temas como a reforma das aposentadorias, inflação, economia em tempos de guerra na Ucrânia, crise climática e se explicou sobre o seu envolvimento no caso Uber Files.

Para o jornal Libération, o presidente aproveitou a entrevista para mandar mensagens aos parlamentares do partido de direita fundado pelo ex-presidente Nicolas Sarkozy, Os Republicanos (LR). De acordo com o quotidiano, Macron está consciente de que a partir de agora deve compor com esta formação da oposição, principalmente sobre questões sociais.

Leia mais em RFI