Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

Scholz diz que retorno de usinas a carvão é "temporário"; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Em mensagem, o chanceler federal Olaf Scholz lamentou reabertura de usinas de carvão e petróleo, mas disse que medida é necessária para amortecer o impacto da escassez de energia por causa da guerra na Ucrânia. "O fato de agora termos que usar temporariamente algumas usinas que já havíamos deixado de operar por causa do ataque brutal da Rússia à Ucrânia é algo amargo", disse ScholzFoto: Bend von Jutrczenka/picture alliance/dpa

 

 

Em uma mensagem de vídeo divulgada neste sábado (16/07), o chanceler federal da Alemanha, Olaf Scholz, disse que a decisão do país de reativar usinas de petróleo e carvão será de de caráter temporário e que seu governo continua comprometido com as metas climáticas.

A Alemanha está reconectando antigas usinas de combustível fóssil de volta à rede para compensar um potencial corte no fornecimento de gás natural da Rússia, que já vem cortando o fornecimento para diversos países europeus em meio à guerra de agressão que o Kremlin trava contra a Ucrânia.

Na mensagem de vídeo, Scholz lamentou que a Alemanha esteja acionando de volta 16 usinas de combustível fóssil que estavam inativas e estendendo a permissão de operação para mais 11.

“O fato de agora termos que usar temporariamente algumas usinas que já havíamos deixado de operar por causa do ataque brutal da Rússia à Ucrânia é algo amargo. Mas é apenas por um período muito curto”, disse Scholz.

Leia mais em Deutsche Welle