Porto Alegre, sábado, 20 de abril de 2024
img

"Dia da Sobrecarga": Humanidade vive a crédito de recursos naturais a partir de hoje; RFI

Detalhes Notícia
O Dia da Sobrecarga: de acordo com este indicador global, seriam necessários 1,75 planeta Terra para sustentar o consumo da população mundial de forma sustentável. Getty Images/ana_gr

 

 

Os principais jornais franceses desta quinta-feira (28) tratam do Dia da Sobrecarga, a data em que “a humanidade consumiu tudo o que os ecossistemas podem produzir ou renovar em um ano”, de acordo com as ONGs Global Footprint Network e World Wide Fund for Nature, a WWF.

A contagem, que acontece desde a década de 1970, mostra que, a partir de hoje, o mundo está vivendo a crédito até o final do ano, no que diz respeito aos recursos naturais, lembra o jornal Le Monde. O “Dia da Sobrecarga” este ano chega um dia antes do que no ano passado, confirmando que a trégua no consumo causada pela pandemia de Covid-19 foi um episódio de curta duração – em 2020, como resultado das restrições sanitárias e dos confinamentos das populações, o Dia da Sobrecarga aconteceu em 22 de agosto, ou seja, três semanas mais tarde do que em 2019.

De acordo com este indicador global, seriam necessários 1,75, ou seja, quase dois planetas Terra para sustentar o consumo da população mundial de forma sustentável, lembra o jornal Le Parisien. “Nos 156 dias restantes (até o final do ano), nosso consumo de recursos renováveis estará corroendo o capital natural do planeta”, disse Laetitia Mailhes da Global Footprint Network ao diário francês. “Nosso mega consumo não leva nem mesmo em conta as necessidades de outras espécies na Terra. Também precisamos deixar espaço para o mundo selvagem”, acrescentou a pesquisadora.

Leia mais em RFI