Porto Alegre, terça, 23 de abril de 2024
img

Grandes comerciantes de soja buscam estratégias para combater desmatamento no Brasil; SwissInfo

Detalhes Notícia
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja, depois dos EUA. Keystone / Andre Penner

 

 

Em 21 de junho, Viterra (antiga Glencore Agriculture), Bunge, ADM, Cargill, LDC e COFCO anunciaram que querem contratar 19 fornecedores indiretos que trabalhem com produção de soja sustentável no Cerrado brasileiro – como parte da parceria conjunta chamada Soft Commodities ForumLink externo (SCF). Todas as companhias que integram o acordo, exceto Viterra, têm uma presença significativa na Suíça – com a sede principal, a sede europeia ou filiais estabelecidas no país alpino.

Com o auxílio da Associação Brasileira de Óleos Vegetais (ABIOVE), as empresas desenvolveram uma metodologia comum para selecionar fornecedores de grãos que não compactuam com o desmatamento do bioma brasileiro. Com a iniciativa, espera-se que metade dos fornecedores indiretos pré-selecionados estejam integrados ao projeto comercial até o final do ano.

“Esta iniciativa conjunta do SCF e da ABIOVE foi projetada para enviar um forte sinal de mercado aos produtores. O objetivo é passar a mensagem de que os membros do SCF querem fazer negócios com intermediários que estejam alinhados com os objetivos do SCF e sejam capazes de rastrear suas cadeias produtivas para garantir que suas lavouras sejam livres de desmatamento e conversão de vegetação”, aponta o comunicado do consórcio.

Leia mais em Rádio Suíça Internacional