Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

UE aprova plano para economizar gás para o inverno; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Países terão meta voluntária de reduzir consumo em 15%, que poderá se tornar obrigatória, com diversas exceções. Medida tem objetivo particular de proteger a Alemanha da dependência da Rússia e testou unidade do bloco. A Alemanha é a maior consumidora do gás russo na UE, que representou 40% do total de gás importado pelo bloco no ano passadoFoto: Janek Skarzynski/AFP/Getty Images

 

 

A União Europeia (UE) aprovou nesta terça-feira (26/07) um plano de redução do consumo de gás, com o objetivo de armazenar o combustível para ser usado durante o inverno e diminuir a dependência da Rússia no setor energético.

Moscou vem reduzindo progressivamente suas entregas de gás para o bloco e poderia em breve interromper totalmente o fornecimento, em retaliação às sanções impostas pela UE contra Moscou pela guerra na Ucrânia.

O plano estabelece uma meta voluntária de redução de 15% do consumo de gás do início de agosto deste ano até o final de março de 2023, e dá ao Conselho da UE, que representa os países-membros, o poder de impor, por maioria de votos, um estado de emergência no bloco caso seja necessário, o que tornaria obrigatória a meta de economia.

Leia mais em Deutsche Welle