Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Inflação anual da zona do euro bate novo recorde em julho; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Preços subiram 8,9%, puxados por energia e alimentos. Economia cresceu 0,7% no segundo trimestre do ano, acima da expectativa, mas região segue com perspectiva de recessão no horizonte. Preço de alimentos, bebidas alcóolicas e tabaco registraram inflação anual de 9,8% em julhoFoto: Frank Hoermann/SvenSimon/picture alliance

 

 

A taxa de inflação anual da zona do euro acelerou em julho em relação a junho e registrou um novo recorde de 8,9%, segundo dados preliminares publicados nesta sexta-feira (29/07) pelo Departamento de Estatísticas da União Europeia (Eurostat).

A inflação na zona do euro vem quebrando seguidos recordes nos últimos meses, devido especialmente ao impacto da guerra na Ucrânia nos preços da energia e dos alimentos. A inflação anual na zona do euro foi de 5,9% em fevereiro, 7,4% em março e abril, 8,1% em maio e 8,6% em junho.

Na semana passada, o Banco Central Europeu promoveu a primeira alta em 11 anos na sua taxa de juros básica, em uma tentativa de conter a alta nos preços, acompanhando movimentos similares feitos por outros bancos centrais. Nesta quinta-feira, o Banco Central dos Estados Unidos (Fed), promoveu a sua quarta alta seguida da taxa de juros básica.

Leia mais em Deutsche Welle