Porto Alegre, sábado, 20 de abril de 2024
img

França se prepara para um inverno com escassez de gás e cortes de energia elétrica; RFI

Detalhes Notícia
Um central da gigante francesa da energia elétrica EDF, em Cordemais, no oeste da França, em 21 de março de 2019. AFP/Archivos

 

 

É verão no Hemisfério Norte, mas nesse período típico de férias, os europeus já estão se preparando para um inverno que promete ser complicado com a inflação alta, os preços subindo e o temor de escassez de gás e energia elétrica. O governo francês faz um apelo para que os cidadãos já comecem a aplicar medidas que podem se tornar regras na metade deste segundo semestre.

A Europa entrou há poucos dias no sexto mês de guerra na Ucrânia, um conflito que está tendo consequências para o mundo inteiro e que está longe de chegar ao fim. Na França, além de o conflito ter feito a inflação disparar e ter aumentado o preço dos alimentos, o valor da energia elétrica já está subindo, gerando incertezas sobre as perspectivas no segundo semestre.

A Europa é extremamente dependente do gás da Rússia, que, nesta semana, baixou de 40% a 20% a capacidade do fornecimento do produto através do gasoduto Nord Stream, alegando um problema técnico. Ao mesmo tempo, Bruxelas aprovou um plano que prevê uma diminuição de 15% no consumo de gás entre o mês de agosto deste ano e de 2023.

Leia mais em RFI