Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Produtor familiar busca ampliar prazo a rebates do Pronaf, por Thaise Teixeira/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Lideranças pleiteiam, em Brasília, que desconto de 35,2%, concedido aos atingidos pela estiagem, seja estendido às parcelas do Pronaf com vencimento até dezembro. | Foto: Eduardo Oliveira / Fetag / CP

 

 

Os agricultores familiares gaúchos tentarão ampliar o alcance do rebate de 35,2% sobre o valor das parcelas de custeio e investimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) aos produtores prejudicados pela última estiagem. O desconto, regulamentado pelo decreto 11.029/22, somente contemplou os financiamentos com parcelas vencidas e vincendas entre 1º de janeiro e 31 de julho. Os contemplados também deveriam produzir em municípios com decretação de emergência entre 1º de setembro de 2021 e 28 de março de 2022, ter operações contratadas sem seguro até 31 de dezembro de 2021, dentre outras condições.

O pedido de extensão à janela de vencimento das parcelas vencidas e vincendas será levado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag) e pelo deputado federal Heitor Schuch à reunião agendada para as 9h, no Ministério da Economia.

Leia mais no Correio do Povo