Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
img

Missão dos EUA no RS abre portas para viabilizar comércio com maior produtor de frango do mundo, por Diego Nuñez/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Estados Unidos sofre recorrentemente com surtos de gripe aviária PRESTON KERES/USDA/JC

 

 

Oficiais do Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estiveram no Rio Grande do Sul durante esta semana. O objetivo da missão era auditar o sistema de defesa animal de granjas gaúchas e de outros seis estados brasileiro quanto à seguridade de criação e produção de frango no País. A visita técnica é considerada, pelo setor avícola, um importante passo para uma futura abertura de mercado com o maior produtor de frango do planeta.

Atualmente, os Estados Unidos não importam carne de frango brasileira nem ovos produzidos no País. Os norte-americanos produzem mais de 20 milhões de toneladas de frango por ano e sua população tem o maior consumo absoluto mundial deste tipo de proteína.

A visita também não teve como objetivo a abertura de comércio bilateral entre as duas nações no setor, como explica a responsável pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola (Pesa), fiscal estadual agropecuária Ananda Paula Kowalski: “Estão auditando o sistema de defesa sanitária animal brasileiro, com enfoque para a doença de Newcastle. Temos como oferecer as garantias sanitárias do que produzimos e do que exportamos”.

Leia mais no Jornal do Comércio