Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Atividade industrial gaúcha cresce 4,4% no primeiro semestre do ano; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Máquinas e equipamentos foi o segmento que registrou maior elevação no período, 10,9% STR/AFP/JC

 

 

O Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) do Estado cresceu 1%, em junho, com ajuste sazonal, recuperando parte da queda de 2,5% de maio, segundo apontou pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) O resultado mantém o nível de atividade do setor no Rio Grande do Sul 9,1% acima do patamar anterior ao da pandemia, em fevereiro de 2020, e encerra o primeiro semestre de 2022 com elevação de 4,4% na comparação com o mesmo período do ano passado.

“A indústria gaúcha mostrou forte expansão das exportações e se beneficiou do bom desempenho do agronegócio no primeiro semestre, apesar das restrições nas cadeias de suprimentos, da guerra da Ucrânia, da intensa elevação das taxas de juros, da inflação, e sobretudo, dos preços dos combustíveis”, disse o presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry.

Dos seis componentes do IDI-RS, cinco cresceram na passagem de maio para junho: faturamento real (1,1%), horas trabalhadas na produção (1,6%), emprego (1%), massa salarial real (0,3%) e compras Industriais (1%.). A exceção foi a utilização da capacidade instalada que caiu 1,3 ponto percentual, para 80,4%.

Na comparação com o mesmo mês de 2021, o IDI-RS subiu 4,4% em junho, na 22ª taxa positiva consecutiva. O mesmo resultado foi obtido no semestre em relação aos primeiros seis meses de 2021, com cinco dos seis componentes em alta.

Leia mais no Jornal do Comércio