Porto Alegre, sábado, 20 de abril de 2024
img

Crise de energia ameaça economia alemã baseada em exportação; Deutschw Welle

Detalhes Notícia
O comércio externo da Alemanha tem sofrido com os fortes ventos que abalam a economia global nos últimos anos. Agora a crise energética desencadeada pela guerra na Ucrânia pode ser fatal para empresas exportadoras. Exportadores alemães já sentem efeitos das crises globais mais recentesFoto: Xaver Lockau/BASF

 

 

As mais recentes cifras sobre exportação da Alemanha ilustram o perigo de tirar conclusões precipitadas a partir de fragmentos de informação: de acordo com elas, em junho as exportações nacionais teriam atingido níveis recorde. No entanto, economistas alertam que o fato se deve à explosão dos preços e à inflação galopante, não a uma boa saúde comercial.

A Alemanha é a terceira maior exportadora do mundo, só ultrapassada pela China e, por uma pequena margem, pelos Estados Unidos, como segundo lugar. Porém é cada vez maior a ansiedade quanto aos efeitos da série de eventos globais dos últimos anos sobre uma economia tão dependente de exportações.

Guerras comerciais e tensão crescente entre o Ocidente e a China, os choques de abastecimento devido à pandemia de covid-19 e, mais recentemente, a guerra da Rússia contra a Ucrânia, colocaram de ponta-cabeça a ordem em que se baseia grande parte da prosperidade alemã.

Leia mais em Deutsche Welle