Porto Alegre, domingo, 05 de maio de 2024
img

Presidente do BC desmente Bolsonaro: ‘não é verdade’ que bancos perdem dinheiro com Pix, por Gabriel Shinohara/O Globo

Detalhes Notícia
Roberto Campos Neto afirma que o mecanismo aumentou a bancarização. Presidente afirmou que queda nos lucros fez instituições financeiras assinaram carta democrática. Roberto Campos Neto Pablo Jacob / Agência O Globo

 

 

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta quinta-feira que ‘não é verdade’ que os bancos perderam dinheiro com o Pix e que a autoridade monetária deve publicar um estudo em breve nesse sentido. Disse ainda que o sistema de pagamentos e transferências financeiras gratuitas só saiu do papel por causa da colaboração dos bancos com o BC.

Assim, ele contrariou o presidente Jair Bolsonaro e ministros do governo, que afirmaram que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) assinou a carta democrática da Fiesp em defesa da democracia e do sistema eleitoral por causa de supostos prejuízos sofridos por instituições financeiras com o sistema criado pelo BC em 2020 como parte de uma agenda de inovações herdada do governo de Michel Temer (MDB).

— Quero já dizer que não é verdade que os bancos perdem dinheiro como Pix, inclusive a gente deve em algum momento soltar algum tipo de estudo mostrando isso. Você tem uma perda de receita em transferência, mas por outro lado novas contas são abertas, novos modelos de negócio são gerados, você retira dinheiro de circulação, que é um custo enorme para o banco, você aumenta a transação, o transacional aumenta — disse Campos Neto, em evento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Leia mais em O Globo