Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Vera Chaves Barcellos mantém produção artística e prepara novas exposições, por Roberta Requia/Jornal do Comérccio

Detalhes Notícia
Aos 84 anos, Vera Chaves Barcellos mantém constante produção e prepara novas exposições para 2023 LUIZA PRADO/JC

 

 

O olhar sempre traz uma temática intensa e individual, enquanto uma imagem tem o teor universal de carregar uma imensidão de sentimentos, representações, objetividades e também subjetividades. Há mais de 50 anos, a artista plástica Vera Chaves Barcellos imortaliza olhares e imagens através de suas gravuras e fotografias, imortalizando subjetividades, sentimentos e reflexões através da contemplação de suas obras.

Vera Chaves Barcellos nasceu Vera Tubino Guerra no ano de 1938 em Porto Alegre, mas residiu até os 9 anos em Carazinho, município do Noroeste do Estado, que teve seu pai como um dos fundadores e primeiro prefeito da cidade. Lá mesmo começou seus primeiros estudos ao piano, dedicando-se à música até os 21 anos, principalmente após a mudança da família para Porto Alegre.

O estímulo artístico veio de casa. A mãe gostava muito de música e incentivou sempre a filha à prática do piano. O pai possuía uma câmera fotográfica, em uma época em que a fotografia era item inacessível para a maioria daqueles que se reuniam em torno dos lambe-lambes na Capital.

“Meu pai era um homem que tinha muita leitura, falava e lia livros franceses. Minha mãe gostava de música, então eu tive um ambiente cultural favorável em casa, embora nenhum fosse artista”, conta Vera em entrevista ao Jornal do Comércio.

Leia mais no Jornal do Comércio