Porto Alegre, terça, 23 de abril de 2024
img

3 dos 4 ministros do TCU que votaram contra Deltan foram alvo de inquéritos, por Felipe Bächtold e Constança Rezende/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Magistrados dizem que todos os casos foram arquivados; ex-chefe da Lava Jato corre risco de ficar inelegível. O então chefe da força-tarefa da Lava Jato Deltan Dallagnol - Pedro Ladeira - 16.jul.19/Folhapress

 

 

Três dos quatro ministros do TCU (Tribunal de Contas da União) que votaram por punição ao ex-procurador Deltan Dallagnol e do ex-procurador geral Rodrigo Janot na última terça (9) foram atingidos pela Lava Jato e seus desdobramentos e delações, embora as investigações tenham resultado em escassas consequências contra eles até agora.

Deltan, Janot e o ex-chefe do Ministério Público Federal no Paraná João Vicente Romão foram condenados nesta semana a devolver R$ 2,8 milhões em diárias e passagens pagas à força-tarefa da operação a partir de 2014, quando uma equipe de procuradores foi fixada em Curitiba para se dedicar com exclusividade aos casos da Lava Jato.

A decisão, que ainda será objeto de recurso, pode provocar a inelegibilidade dos ex-procuradores. Deltan já registrou candidatura a deputado federal pelo Podemos-PR, enquanto Janot, filiado ao mesmo partido, mas no DF, ainda não decidiu se vai concorrer.

Leia mais na Folha de São Paulo