Porto Alegre, domingo, 19 de maio de 2024
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Opinião: Concerto na Sala São Paulo atesta ótima fase da Ospa; por Nelson Rubens Kunze /Concertos.com.br

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Ospa na Sala São Paulo. Foto: Vitória Proença

Após o concerto de muito sucesso no Teatro Colón de Buenos Aires, em julho, (clique aqui para ler mais), a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre tocou neste domingo, dia 14 de agosto, na série dos Concertos Matinais da Sala São Paulo.

Sob direção de seu diretor artístico e maestro Evandro Matté, o conjunto mantido pelo estado do Rio Grande do Sul interpretou obras de Ravel, o Concerto em sol maior com o pianista Fabio Martino, e Villa-Lobos, o seu Choros nº 6. E foi muito bom!

Concerto para piano do francês Maurice Ravel (1875-1937) foi escrito entre os anos de 1929 e 1931 e é uma de suas últimas obras. Ele é inspirado em temas populares bascos e no jazz – Ravel teria dito que não desejava criar algo sério e profundo, mas sim algo que fosse prazeroso de ouvir. Em três movimentos, o concerto é uma de suas criações mais conhecidas e exige virtuosismo do solista e da orquestra.

Fabio Martino Foto: Vitoria Proença

A Ospa demonstrou bom equilíbrio e nível técnico em perfeita integração com o solista. E o pianista Fabio Martino teve participação espetacular – e não só por sua já conhecida gravata borboleta vermelha (nesse domingo de manhã, Martino ainda calçou cintilantes sapatos vermelhos!).

O artista deu um show de técnica e musicalidade, confirmando ser um dos grandes pianistas brasileiros de sua geração (e é uma geração de enormes talentos…). Atento à orquestra, Martino soube fazer o piano soar com lirismo ou vigor nos momentos certos, e apresentou límpidas e homogêneas carreiras de notas no movimento final – qual colares de pérolas. O bom público que compareceu à Sala São Paulo também gostou e ganhou como bis a Dança brasileira de Camargo Guarnieri.

Clique aqui e leia a íntegra da coluna de Nelson Rubens Kunze no site Concertos.com.br