Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024
img

RS: Importação irregular de vinhos argentinos é alvo de operação policial; Redação O Sul

Detalhes Notícia
Bebidas atravessavam rio na fronteira e desembarcavam em porto clandestino, sendo enviadas para um depósito Foto: PF/Divulgação

 

 

A PF (Polícia Federal) deflagrou, nesta terça-feira (23), a Operação Descendentes de Vino, para combater a internação irregular de vinhos estrangeiros no País a partir da região de fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina.

Policiais federais cumpriram oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Tiradentes do Sul/RS (seis) e Três Passos/RS (dois), no Rio Grande do Sul, em endereços residenciais, comerciais e rurais apontados como possíveis depósitos de mercadorias.

A operação contou com o apoio da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Receita Federal, Brigada Militar e Polícia Civil.

As investigações iniciaram em maio de 2021 e identificaram mais de 1500 remessas postais da mercadoria pelo grupo. Em uma delas, a Polícia Federal apreendeu 46 caixas de vinho que haviam sido despachadas através da agência dos Correios de Três Passos.

Diligências realizadas identificaram que um grupo criminoso internalizava irregularmente vinhos para o Brasil, trazidos da Argentina em pequenas embarcações que descarregavam a mercadoria em um porto clandestino na margem brasileira do Rio Uruguai, na região de Tiradentes do Sul. Posteriormente, a carga era armazenada em depósitos até ser comercializada através de plataformas de comércio eletrônico e despachada para todo o Brasil por via postal.

Participaram da operação cerca de 50 policiais e servidores dos órgãos envolvidos na ação.