Porto Alegre, quinta, 09 de maio de 2024
img

Bolsonaro sanciona projeto que reduz tamanho da Floresta Nacional de Brasília, por Renato Machado/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Flona perde cerca de 40% de seus limites, para regularizar assentamentos na região. A Floresta Nacional de Brasília possui nascentes que irrigam a maior represa da região, a do Descoberto, responsável por aproximadamente 70% do abastecimento de água do Distrito Federal - Governo Federal

 

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou nesta sexta-feira (9) o projeto de lei que diminuiu o tamanho da Flona (Floresta Nacional de Brasília), com o objetivo de regularizar assentamentos na região. A floresta perdeu cerca de 40% de sua área.

O governo Bolsonaro argumentou que a sanção do projeto de lei teve o objetivo de “proporcionar vida digna” aos habitantes das comunidades que atualmente ocupam parte da floresta. Estão instalados atualmente em áreas que integravam a Flona os assentamentos 26 de Setembro, Maranatha e algumas chácaras que foram instaladas ao longo dos córregos Capãozinho, Descoberto, Zé Pires e Cortado.

O Planalto acrescentou que os moradores dessas comunidades têm enfrentado obstáculos para ter acesso a serviços públicos de saúde, educação, saneamento básico e energia elétrica, por estarem em uma área de preservação de domínio público.

Leia mais na Folha de São Paulo