Porto Alegre, sábado, 18 de maio de 2024
img

Porto Alegre: 300 crianças são atendidas em circuito de acuidade visual no proejto 'Ver com saúde'

Detalhes Notícia
A saúde ocular em sua totalidade! Este sábado (10) foi marcado por uma importante iniciativa em acuidade visual a partir do atendimento de mais de 300 crianças e adolescentes da rede pública de ensino municipal de Porto Alegre no projeto ‘Ver com Saúde’. Optometristas, oftalmologistas, técnicos em óptica e de enfermagem, além de toda a rede de suporte do Sesc Saúde, com apoio do Sindióptica-RS, recepcionaram pela manhã e tarde estudantes no ‘circuito’ de atendimento composto por cerca de 50 voluntários na sede do Sesc Protásio Alves, na Zona Norte da Capital.
A ação de caráter preventivo ganhou a aprovação da comunidade escolar. Muitas famílias marcaram presença e compareceram com os filhos para verificarem a saúde ocular em 18 postos de atendimentos montados no ginásio do Sesc, a partir de uma pré-seleção de alunos ainda nas escolas, para ‘in loco’ identificar eventuais problemas de visão. Testes e exames oculares, consultas oftálmicas e até a escolha do modelo da armação de óculos pelas crianças, dentre as 900 disponíveis de forma gratuita, foram realizados ao longo do dia.
Os estudantes que precisarão de óculos, após a constatação optométrica e o posterior encaminhamento oftalmológico, receberam o aviamento da receita para a confecção das lentes a serem produzidas pelos os alunos do Curso de Técnico em Óptica do Senac. Já o Sindióptica-RS, junto com 12 lojas es ópticas parceiras, contribuíram com as armações.
O balanço da atividade foi positivo na avaliação das entidades parceiras – Sindióptica-RS, Sesc/RS, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre, o Senac Saúde e o Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado do Rio Grande do Sul (CROO-RS). Representando o sindicato, o presidente André Roncatto manifestou seu otimismo diante da ação conjunta no projeto ‘Ver com Saúde’. Segundo ele, “a união de esforços encaminha um bonito resultado prático junto às crianças com uma maior necessidade de qualidade visual”, aponta.
Para o diretor do Sistema Fecomércio-RS, José Paulo da Rosa, a iniciativa congregou esforços mútuos de profissionais voluntários e entidades. “É o sistema único dentro de um conceito da era do compartilhamento em que se consegue dar a possibilidade de enxergar a vida, beneficiando também a sociedade”, afirma. Já o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Carlos Fett, disse que o evento atingiu o objetivo de promover parcerias para uma situação muito nobre. “Foi possível alcançar está sensibilização para a importância da saúde visual, identificando casos e contribuindo para a redução de longas filas de atendimento no sistema público” apontou.
Contribuíram com o projeto, doando armações a Relojoaria e Óptica Foco, Casa dos Óculos, Óptica Occhibelli, Centro Ótico, Ótica Reis Restinga, Ótica Fernando De Conto, Dmol Distribuidora de Material Ópticos, Gabriela Ótica, Joias e Relógios, Coliseu Joalheria, Paulo Campos (Franqueado Óticas Carol), Óticas Diniz e Clube de Óptica V360.