Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

Steve Bannon: Estrategista de Trump e aliado de Bolsonaro se diz 'fascinado' por Lula, da BBC

Detalhes Notícia
Steve Bannon diz que as eleições de 2022 no Brasil são 'uma das mais intensas e dramáticas do século 21'. CRÉDITO,EPA

 

 

“Um enfrentamento, cabeça a cabeça, entre dois políticos carismáticos de estatura global.”

Steve Bannon, o ideólogo da nova direita radical populista e estrategista principal do ex-presidente americano Donald Trump, define assim a eleição presidencial brasileira, que tem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente das sondagens de intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição.

A eleição, que Bannon afirma ser a segundo mais importante do ano para o seu movimento de direita, também será, nas palavras dele, “uma das mais intensas e dramáticas eleições do século 21”.

Aliado de Bolsonaro, a quem chama de “herói”, Bannon não esconde o fascínio que tem por Lula. “Eu sou fascinado por Lula”, diz, afirmando que estudou o petista por “muitos e muitos anos”.

“Eu acredito muito nos trabalhadores. E parte do nosso trabalho tem sido atrair democratas e sindicalistas para a nossa causa. Então, tem coisas que Lula defende em que nós acreditamos”, diz Bannon, que reconhece “o tremendo sucesso financeiro” da gestão do petista no Brasil no começo dos anos 2000.

Leia mais em BBC