Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

Eleições 2022: pesquisas se tornaram 'negócio de risco', diz autor americano; da BBC

Detalhes Notícia
'Acho que, privadamente, os membros da indústria de pesquisa reconheceriam que seu campo está passando por muitas dificuldades agora', afirma W. Joseph Campbell, autor do livro 'Lost in a Gallup: Polling Failure in U.S. Presidential Elections'. CRÉDITO,GETTY IMAGES

 

 

“Não é exagero dizer que o mercado das pesquisas eleitorais está passando por uma crise”, diz à BBC News Brasil o professor W. Joseph Campbell, que nos últimos anos tem se dedicado ao estudo dessas sondagens nos Estados Unidos.

Autor do livro Lost in a Gallup: Polling Failure in U.S. Presidential Elections (algo como “Perdidos na Gallup: Falhas em pesquisas nas eleições presidenciais americanas”) e professor de comunicação na American University, em Washington, Campbell afirma que o sempre difícil e custoso trabalho de fazer pesquisas eleitorais se deparou nos anos recentes com novos desafios — como pessoas pouco dispostas a participar das entrevistas, seja por orientação política, seja por não aguentarem mais receber ligações telefônicas indesejadas de números desconhecidos.

Independente dos motivos, fato é que, nos EUA, os institutos de pesquisa estão passando por uma sequência sem precedentes de descompasso entre expectativas acerca do comportamento do eleitorado e a realidade revelada pelas urnas, ele diz.

Leia mais em BBC