Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

UE alerta Rússia contra uso de armas nucleares na Ucrânia, da Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Chefe da diplomacia da UE diz que exército russo pode ser "aniquilado" se Putin usar armas nucleares contra a Ucrânia. "Aqueles que apoiam a Ucrânia também não estão blefando", disse BorrellFoto: Kenzo Tribouillard/AFP/Getty Images

 

 

O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, advertiu nesta quinta-feira (13/10) a Rússia que suas tropas seriam “aniquiladas” pela resposta ocidental caso o presidente russo, Vladimir Putin, use armas nucleares na Ucrânia.

“Vladimir Putin está dizendo que não está blefando. Os Estados Unidos e a Otan também não estão blefando, e qualquer ataque nuclear contra a Ucrânia vai criar uma reposta, não uma resposta nuclear, mas uma resposta militar tão poderosa que o exército russo vai ser aniquilado”.

É “preciso deixar claro”, acrescentou, que “aqueles que apoiam a Ucrânia – a UE e seus Estados-membros, os Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) – também não estão blefando”.

Depois que o governo russo decidiu anexar ilegalmente quatro territórios da Ucrânia, Putin alertou que a Rússia terá o direito de usar todos os recursos à sua disposição para se defender, em uma clara referência às armas atômicas.

Leia mais em Deutsche Welle