O rei Charles 3º nomeou Rishi Sunak como o novo primeiro-ministro no Palácio de Buckingham nesta terça-feira (25). Sunak sucede Liz Truss —que renunciou ao cargo na semana passada, após apenas 44 dias no poder.
O ex-analista financeiro de 42 anos havia se tornado líder do Partido Conservador na véspera, depois que sua rival Penny Mordaunt não obteve o número de apoios necessários para seguir na corrida e o polêmico ex-premiê Boris Johnson abandonou a ideia de um retorno político.
Em seu primeiro discurso, realizado em frente ao número 10 da Downing Street, em Londres, residência oficial dos chefes de governo britânicos, o premiê prometeu restaurar a confiança da população na política e colocar suas necessidades em primeiro lugar.
Também indicou seu comprometimento com a estabilidade econômica —foi o ousado programa econômico de corte de impostos e novos auxílios apresentado por Liz Truss para combater a alta no custo de vida e a crise de energia desencadeadas pela Guerra da Ucrânia que levou à queda da agora ex-primeira-ministra.
Leia mais na Folha de São Paulo