Porto Alegre, terça, 07 de maio de 2024
img

Produto pioneiro, cão-guia robô desenvolvido no Brasil chega à Europa, da RFI

Detalhes Notícia
Artur Ximenes, fundador e CEO da empresa Hefesto e criador do cão-guia robô Lisa. © Captura de tela

 

 

O robô cão-guia Lysa é uma proposta pioneira para melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência visual, desenvolvido no Brasil e que começa ser comercializada na França. Promovido pela startup Hefesto, fundada por Artur Ximenes, o robô tem a proposta de levar as pessoas cegas para o “seio da sociedade”.

Lysa é um robô único no mundo e desenvolvido com tecnologia 100% brasileira. “Existem, obviamente, cachorros robóticos, mas nenhum com destinação à pessoa com deficiência visual”, afirma Ximenes.

A ideia nasceu de uma professora da rede pública capixaba, Neide Sellin, inspirada por uma aluna durante uma aula de robótica. Ela então desenvolveu o projeto para ajudar pessoas com deficiência visual.

Hoje, Lysa é comercializada na França pela startup de Ximenes. De acordo com ele, o cão-guia robô é o primeiro modelo produzido pela empresa e ainda restam pontos a serem aprimorados, mas Lysa está completamente pronta para a comercialização. Um segundo modelo deve ser produzido para “expandir a acessibilidade, sobretudo nos meios externos das ruas, dos bairros, das cidades”, afirma.

Leia mais em RFI