O Ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, indicou o general Sérgio José Pereira, secretário-geral da pasta, para ser o interlocutor com a equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. O general é considerado um homem de confiança do ex-ministro Walter Braga Netto, que foi candidato a vice na chapa do presidente Jair Bolsonaro.
Pereira foi secretário-executivo da Casa Civil no período em que Braga Netto era o titular, entre março de 2002 a abril de 2021. Depois, acompanhou o ministro quando ele assumiu a Defesa. Braga Netto deixou o comando da pasta em abril deste ano para disputar as eleições, mas general Sérgio Pereira permaneceu no posto, mesmso quando o então comandante do Exército, Paulo Sérgio Nogueira, foi nomeado ministro da Defesa.
Antes, Pereira já tinha trabalhado com Braga Netto nos Jogos Olímpicos do Rio e também no Gabinete de Intervenção Federal no estado do Rio de Janeiro. Os dois generais se formam juntos na turma de 1978 da Academia Militar das Agulhas Negras
Leia mais em O Globo