O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga) vai contratar a Caixa Econômica Federal, por meio do Fundo de Estruturação de Projetos (FEP) para a estruturação de parceria público-privada (PPP) para a destinação final dos resíduos sólidos urbanos dos municípios integrantes do consórcio. A decisão foi tomada em assembleia dos municípios, em novembro. Ao todo, 20 municípios serão contemplados no processo. Esses municípios juntos geram mais de 600 toneladas de resíduos por dia.
A cidade de Caxias do Sul será responsável pela coordenação técnica dos estudos junto ao Cisga e à Caixa por meio do Escritório de Parcerias Estratégicas. O titular da pasta, Maurício Batista da Silva, explica que a contratação do banco se dá por edital de chamamento público, aberto pela própria Caixa em 2020, em que o CISGA foi habilitado e convocado a assinar contrato em 30 de setembro deste ano.
O custo total da estruturação é de mais de R$ 8,8 milhões. O contrato será assinado até o final do mês de dezembro e os serviços deverão iniciar até março próximo.
Leia mais no Jornal do Comércio