Segundo Beto Fantinel (MDB), sua principal meta à frente da Secretaria da Assistência Social é fazer justiça tributária. O deputado estadual que é o novo titular da pasta pretende fortalecer o Devolve ICMS, programa que devolve o imposto pago através do consumo para famílias de baixa renda no Estado.
Quando lançado, a previsão era de que o programa impactasse cerca de 1,2 milhão de gaúchos incluídos no Bolsa-Família ou vinculados à rede estadual de ensino.
“O objetivo é que, ao final deste governo, a gente possa ter transferido mais de R$ 1 bilhão para as pessoas”, afirma Fantinel. O compromisso para os próximos quatro anos foi anunciado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) em seu discurso de posse – momento em que foi aplaudido na Assembleia Legislativa.
O secretário também revelou nesta entrevista ao Jornal do Comércio que a pasta deve mudar de nome e passar a se chamar Secretaria de Desenvolvimento Social, para dar ênfase à inclusão socioprodutiva, um dos focos da sua gestão. Também comenta sobre a educação, prioridade para o novo governo de Leite. Fantinel acredita que a implantação das escolas de tempo integral deve ter mais urgência nas zonas de vulnerabilidade social.
Leia mais no Jornal do Comércio