Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

Conheça os novos deputados da Assembleia Legislativa do RS, por Flávia Simões/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Novatos, mas não sempre na política. Maioria dos parlamentares já passaram por outros cargos eletivos. Apesar da renovação, a composição da Assembleia não deverá ter os chamados “outsiders” da política | Foto: Mauro Schaefer

 

 

A nova composição da Assembleia Legislativa, que tomará posse nesta terça-feira, deve sofrer uma renovação de 43%, com 24 novos nomes compondo o quadro do parlamento gaúcho. Entre os “novatos” na Casa, apenas oito não tiveram mandatos eletivos anteriores, entretanto, alguns já ocuparam cargos de destaque na política ou na sociedade, como a deputada eleita Nadine Anflor (PSDB), que comandou a Polícia Civil pelos últimos três anos, e Gustavo Victorino (Republicanos), comentarista de rádio. Outros, apesar de não terem ocupado cargos, estiveram envolvidos nos bastidores da política ou têm familiaridade com ela, como o Delegado Zucco (Republicanos), irmão do deputado federal eleito Tenente Coronel Zucco (Republicanos), e Claudio Tatsch (PL), que por anos trabalhou com o deputado federal Marlon Santos (PL).

Enquanto isso, o restante dos estreantes no Parlamento já esteve em algum cargo eletivo. A maioria, por exemplo, passou pela vereança. Apenas em Porto Alegre, Bruna Rodrigues (PCdoB), Felipe Camozzato (Novo), Kaká D’Ávila (PSDB), Leonel Radde (PT), Laura Sito (PT) e Matheus Gomes (PSol) deixam os seus assentos na Câmara de Porto Alegre para assumirem vaga na Assembleia.

Leia mais no Correio do Povo