Porto Alegre, sábado, 21 de setembro de 2024
img

Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara em votação recorde, por Manoel Ventura e Bruno Góes/O Globo

Detalhes Notícia
Parlamentar formou amplo bloco de alianças que vai do PT ao PL. O presidente da Câmara, Arthur Lira, durante sessão de abertura do ano legislativo Marina Ramos/Câmara dos Deputados

 

 

O deputado Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito para a presidência da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira. Após formar um arco de alianças que vai desde o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, ele continuará no comando da Casa por mais dois anos.

Conhecido por sua capacidade de articulação, Lira angariou o apoio de 20 legendas, que abrigam 496 dos 513 deputados. Ele teve como adversários na disputa os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marcel Van Hattem (Novo-RS).

Aliado de Bolsonaro durante a campanha pela reeleição, Lira fez acenos a Lula logo após a vitória do petista, no dia 30 de outubro. Minutos após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar o resultado da eleição presidencial, o deputado parabenizou Lula, dando o primeiro passo à formação da aliança que hoje lhe garante a permanência no comando da Câmara. Foi o primeiro chefe de Poder a reconhecer o resultado das urnas.

Leia mais em O Globo