Porto Alegre, sábado, 21 de setembro de 2024
img

Deputado Delegado Zucco propõe política para o setor calçadista

Detalhes Notícia
Parlamentar protocolou projeto de lei que cria uma Política de Desenvolvimento do Setor nos vales do Sinos, Paranhana e Encosta da Serra: Crédito: Aline Voltz

 

 

O deputado estadual Delegado Zucco (Rep), protocolou na Assembleia um projeto de lei que implementa uma série de iniciativas e políticas públicas para o setor coureiro-calçadista. Líder da bancada do Republicanos no Legislativo, o deputado busca garantir condições econômicas competitivas para a área.

Representando a região, que lidera a produção no Estado, o parlamentar propõe um debate na casa para reduzir a carga tributária, buscando condições mais competitivas para a indústria calçadista. “Precisamos que o Estado tenha em pauta o debate para a produção calçadista. Queremos ouvir fabricantes, trabalhadores e toda a cadeia produtiva do calçado. Estamos propondo a ampliação de linhas de crédito, o incentivo de investimentos e a redução de custos de produção e de logística para esse mercado tão importante”, ressalta.

O parlamentar destaca que o Brasil é o maior produtor de calçados do mundo fora do mercado asiático, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). O parlamentar destaca que “os Vales dos Sinos, Paranhana e a Encosta da Serra são muito importantes para esse mercado. Historicamente, essas regiões foram forjadas na produção”.

Segundo o Relatório Setorial da Abicalçados 2022, o Rio Grande Sul é o segundo maior produtor de calçados do país, estando atrás apenas do Ceará. “Em valores, o estado gaúcho já é o maior exportador brasileiro de calçados. Precisamos garantir condições competitivas para esse mercado”, finaliza.

Para reforçar o debate sobre a iniciativa, o deputado também propõe a criação de uma Frente Parlamentar.

Leia a íntegra da proposta