Porto Alegre, sábado, 21 de setembro de 2024
img

Chile abre mercado para a proteína animal gaúcha, por Claudio Medaglia/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Status habilita o mercado à exportação de animais em pé e produtos de origem animal MARCO QUINTANA/ARQUIVO/JC

 

 

O Chile reconheceu nesta segunda-feira (6) o Rio Grande do sul como área livre de febre aftosa sem vacinação. A condição foi publicada no Diário Oficial daquele país dois meses após a visita de técnicos do Serviço de Agricultura e Pecuária ao estado para avaliação dos protocolos de defesa sanitária animal. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite durante o evento de lançamento da 23ª Expodireto Cotrijal.

O status habilita o mercado à exportação de animais em pé e produtos de origem animal para o país vizinho. Além disso, a conquista do certificado internacional de área livre de aftosa sem vacinação pelo Rio Grande do Sul, concedido em maio de 2021 pela Organização Mundial de Saúde Animal (Omsa), também somou pontos a favor do estado.

Alguns países, como o Chile e o Canadá, por exemplo, adotam como regra o envio de comitivas próprias para averiguar as condições sanitárias e de manejo dos plantéis, mesmo já tendo ocorrido o aval do organismo internacional, explicou a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação (Seapi), Rosane Collares.

Leia mais no Jornal do Comércio