Porto Alegre, quinta, 26 de setembro de 2024
img

Ministro Rui Costa vira alvo de críticas no Congresso e dentro do governo Lula, por Catia e Seabra  Julia Chaib/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Ministro da Casa Civil é criticado por estilo duro e por demoras em autorizar nomeações. O ministro Rui Costa (Casa Civil) em reunião de ministros no Palácio do Planalto. - Adriano Machado 23.mar.23/Reuters

 

 

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, passou a ser alvo de críticas tanto de colegas da gestão Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como de parlamentares no Congresso Nacional.

As reclamações vão desde o estilo do ministro, considerado ríspido, e chegam a questões práticas, como a demora na autorização de nomeações de indicados para ocupar cargos na máquina federal.

Ao longo da última semana, Rui travou um embate com o ministro Fernando Haddad (Fazenda), abalando o núcleo do governo. Na noite de quinta-feira (23), o chefe da Casa Civil procurou Haddad em um ato de pacificação.

As reclamações sobre a postura do ministro, porém, extrapolam o atrito com Haddad. Colegas da Esplanada se queixam do estilo de Rui adotado nas reuniões ministeriais.

Leia mais na Folha de São Paulo