Porto Alegre, sexta, 27 de setembro de 2024
img

Canoas: Prefeitura realiza aula inaugural da 2ª Edição do Curso Básico de Libras

Detalhes Notícia
O curso visa a qualificação dos servidores no atendimento aos canoenses. Foto: Guilherme Pereira

 

 

Na tarde desta segunda-feira (27), no Auditório Sady Schwitz, aconteceu a Abertura da Aula Inaugural do Curso Básico de Libras – 2ª Edição. O evento contou com a presença da secretária de Administração e Orçamento, Cristina Tietbohl; da Primeira Dama, Sádia Morales; do coordenador de Inclusão da secretaria de Políticas Transversais, Vitor Hugo Longaray; do vereador Jonas Dalagna, secretários de governo e servidores.

O curso é realizado pela Escola de Governo, através do Gabinete da Primeira-Dama, com parceria da Secretaria Especial de Políticas Transversais e da Secretaria de Administração e Orçamento. Ele é ofertado para servidores municipais que buscam capacitação, com o objetivo de facilitar o atendimento de pessoas com deficiência auditiva. A prática terá carga horária de 68 horas e duração de cerca de três meses. As aulas serão ministradas na Escola Bilíngue para Surdos Vitória, sob a ministração da professora Mari Mantelli.

A primeira-dama, Sádia Morales, destacou a importância do curso para a qualificação dos servidores e para o melhor atendimento aos canoenses. O coordenador de Inclusão, Vitor Longaray, complementou, destacando a necessidade de oferecer formações desta natureza. “Nosso curso de Libras é muito importante! Estamos na segunda edição e a nossa comunidade surda merece esse carinho, merece esse respeito e a qualificação dos nossos funcionários para melhor atendê-los. Isso é uma Canoas mais inclusiva”, destaca.

Para a psicóloga da Fundação Municipal de Saúde Pública, Roberta de Alencar Rodrigues, de 42 anos, participar do curso é uma oportunidade. “Eu trabalho no ambulatório de obesidade do Hospital da Ulbra e acho importante fazer o curso de Libras para oferecer um tratamento inclusivo. Eu acho que esse curso vem qualificar o trabalho, para oferecermos um tratamento humanizado e inclusivo”, destaca.

Libras
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no Brasil desde 24 de abril de 2002, através da Lei nº 10.436. Utilizada por mais de 2 milhões de pessoas, é atualmente o segundo idioma mais falado do país.