Porto Alegre, sexta, 27 de setembro de 2024
img

"Espera", de Nelson Diniz, entra em cartaz no dia 4 de abril e irá celebrar os 15 anos da Cia. Incomode-Te

Detalhes Notícia
Com dramaturgia de Nelson Diniz, montagem tem direção de Sandra Possani, que estreia na trupe. Foto: Vilmar Carvalho

 

 

 

Um dos mais premiados e ativos grupos teatrais gaúchos, a Cia. Incomode-Te completa 15 anos de atividade em 2023. A programação especial de aniversário terá início com a estreia de Espera, texto inédito de Nelson Diniz, que também está no elenco ao lado de Liane Venturella. A direção é assinada por Sandra Possani, que passa a integrar a equipe. O trio se reúne duas décadas depois de produzir a aclamada peça Aquelas Duas (2003). –  Tudo na vida são ciclos. Completar 15 anos parece o fechamento de um ciclo. Reencontrar a Sandra, uma parceira com quem trabalhamos durante tanto tempo, é dar início a outro. Isso é muito especial e faz parte de uma verdadeira festa. São reencontros com pessoas que realmente importam e que têm que estar ao nosso lado de alguma forma – comemora Liane Venturella.

Liane Venturella  Foto: Vilmar Carvalho

A montagem entrará em cartaz em dois novos palcos que a capital ganhou recentemente. Nos dias 4 e 5 de abril, será exibida no Teatro Oficina Olga Reverbel do Multipalco Eva Sopher, às 19h. No mesmo mês, nos dias 14 e 15, às 20h, também vai ser apresentada na Zona Cultural, espaço totalmente administrado por um grupo de artistas.  Em Espera, a trama expõe um dia na vida duas figuras altamente expressivas que rompem a barreira do realismo e estabelecem um jogo teatral. Sumô (Liane Venturella) e Serrote (Nelson Diniz) zelam por um local, que se assemelha a um ferro-velho, e está prestes a não existir mais. Eles recebem uma carta de despejo e começam a definir planos para resistir à desocupação. É uma história bem-humorada sobre duas pessoas invisíveis da sociedade.

O projeto surgiu como uma sugestão de Liane Venturella e da produtora Letícia Vieira para que Nelson Diniz criasse a nova peça do grupo. O texto foi finalizado em maio de 2021, durante uma das fases mais críticas da crise sanitária do coronavírus. – Era a espera pelo próximo trabalho, a espera pelo resultado dos editais, a espera pela reabertura dos teatros. E a pandemia tá ali em cena. Os personagens colocam máscaras. A sensação de insegurança é muito presente na peça. Essa aflição dos personagens reflete a espera por estarmos ameaçados o tempo todo – explica Nelson Diniz.

Espera tem cenário de Carlos Ramiro Fensterseifer, que também assina a criação dos figurinos com Liane Venturella. A iluminação é de Ricardo Vivian, a trilha sonora original de Felipe Zancanaro e a produção de Letícia Vieira (Primeira Fila Produções).  Ainda no primeiro semestre, o grupo vai promover outro evento que integra a programação de aniversário. Será uma exposição no Estúdio Stravaganza com esculturas criadas por Nelson Diniz durante a pandemia e que também serão leiloadas ao final do evento. As miniaturas feitas a partir de lixo reciclado estão retratadas no curta-metragem O olhar do artista não descansa, de Guilherme Carravetta De Carli.

QUANDO: 04 e 05/04, terça e quarta-feira, 19h.
ONDE: Teatro Oficina Olga Reverbel do Multipalco Eva Sopher (Praça Deodoro, s/no. – Centro Histórico, Porto Alegre)
QUANTO: R$ 40,00 (50% de desconto para estudantes, idosos, classe artística, sócios da AATSP e professores de escolas públicas e particulares)
INGRESSOS ANTECIPADOS

QUANDO: 14 e 15/04, sexta-feira e sábado, às 20h.
ONDE: Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 – Centro Histórico, Porto Alegre)
QUANTO: R$ 50,00 (50% de desconto para estudantes, idosos, classe artística e professores de escolas públicas e particulares)
INGRESSOS ANTECIPADOS