Porto Alegre, sexta, 27 de setembro de 2024
img

Exército ameaça punir militar que comemorar aniversário do golpe, por Cézar Feitoza e João Gabriel/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Exército ameaça punir militar que comemorar aniversário do golpe, por Cézar Feitoza e João Gabriel/Folha de São Paulo Estratégia segue decisão do Ministério da Defesa de ignorar data e evitar crises com o Palácio do Planalto. Lula cumprimenta o novo comandante do Exército, general Tomás Ribeiro Paiva - Ricardo Stuckert/divulgação

 

 

O comandante do Exército, general Tomás Paiva, afirmou a interlocutores que a Força punirá oficiais que comemorarem o aniversário do golpe militar nesta sexta-feira (31) ou participarem de eventos organizados por militares da reserva.

Segundo relatos feitos à Folha, a orientação foi repassada a oficiais-generais. A principal preocupação está com os movimentos previstos entre reservistas no Rio de Janeiro.

Para isso, oficiais da Força ficarão atentos à movimentação no Clube Militar —grupo de integrantes da reserva que promoverá um almoço, no Rio, para celebrar o golpe de 1964.

O evento é convocado sob a alcunha “Movimento Democrático de 1964”, com ingresso a R$ 90 e restrito a sócios e convidados. Generais ouvidos pela Folha afirmam que não é rara a presença de oficiais da ativa em eventos do Clube Militar, especialmente pelo fato de reservistas terem familiares na ativa.

Leia mais na Folha de São Paulo