Porto Alegre, sexta, 27 de setembro de 2024
img

Ataques em escolas mataram 35 pessoas até 2022; relembre últimos casos

Detalhes Notícia
Caso registrado nesta quarta-feira na Creche Bom Pastor, em Blumenau (SC), deixou quatro crianças mortas e três feridas, uma delas em estado grave. Alunos de 1 a 6 anos estudavam na escola. Crianças são mortas em ataque a creche de Blumenau Cristóvão Vieira / O Município Blumenau / Divulgação

 

 

Um relatório apresentado pela equipe de Educação da última transição de governo contabilizou 35 mortes em ataques a escolas até 2022. O documento, datado de dezembro de 2022, aponta que 72 pessoas ficaram feridas em 16 episódios do gênero, contados a partir do início dos anos 2000. O mais recentes destes aconteceu na manhã desta quarta-feira, em Blumenau (SC), e deixou quatro crianças mortas e três feridas, uma delas em estado grave. Alunos de 1 a 6 anos estudavam na escola.

Batizado de “O extremismo de direita entre adolescentes e jovens no Brasil: ataques às escolas e alternativas para a ação governamental”, o relatório aponta que quatro desses ataques aconteceram no segundo semestre de 2022.

No atentado desta quarta-feira, um homem de 25 anos invadiu a creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau (SC), armado com uma machadinha, e matou pelo menos quatro crianças. A informação foi confirmada pela Polícia Militar de Santa Catarina. A ocorrência foi descrita pelo Corpo de Bombeiros como “criança – atentado por arma”. Após o ataque, o homem se entregou e foi preso.

Leia mais em O Globo