Porto Alegre, sexta, 27 de setembro de 2024
img

""Cãociata": ato em apoio a Patas Dadas ocorre nesta quinta-feira, 6 de abril

Detalhes Notícia

Voluntários da ONG Patas Dadas, juntamente com estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tutores de animais e apoiadores da causa estão se mobilizando para realizar uma “Cãociata” em apoio à ONG. A organização funcionava no Campus do Vale da UFRGS, trabalhando com resgate de cachorros, atendimento veterinário e encaminhando para adoção desde 2009.
A “Cãociata” está marcada para as 17h desta quinta-feira, 6 de abril, com concentração no Monumento ao Expedicionário (Arco) da Redenção. A mobilização irá caminhar até a frente da Reitoria da universidade. Apoiadores e seus cachorros estão convidados a se somar a essa luta.
Com o despejo da universidade, os animais atendidos pelo Patas Dadas estão em diversos lares temporários e em locais alugados pela ONG. O despejo ocorreu em março de 2023 com o argumento de que haveria um processo referente a reclamações de barulho feitas por moradores do entorno do canil. A universidade, ao invés de buscar uma mediação para o problema, optou por despejar os animais do local.
A ONG possui uma longa história de cuidado com os animais abandonados no Campus do Vale da UFRGS, assim como o Vale possui um histórico problema de animais em situação de abandono. “Realizamos, de forma gratuita, um serviço social e de saúde pública que a própria Universidade é incapaz de fazer, e somos tratados como um problema, e não a solução”, explica o presidente do Patas Dadas, Bruno Giozza.
As deputadas Luciana Genro e Fernanda Melchionna, do PSOL, e o deputado Leonel Radde, do PT, vêm atuando junto à ONG e solicitaram explicações da Reitoria e uma reunião para tratar do tema. Os pedidos de reunião ainda não foram respondidos por parte da universidade.
A ONG também está divulgando um abaixo-assinado para a população demonstrar seu apoio, que já conta com 83 mil assinaturas. Assine neste link: https://www.change.org/p/o-patas-dadas-foi-despejado