Porto Alegre, domingo, 29 de setembro de 2024
img

Lula cobra ministro, e 1ª derrota no Congresso expõe recados e legião de infiéis, por Ranier Bragon, Danielle Brant e Matheus Teixeira/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Resultado em decreto de saneamento mostra insatisfação da base, com destaque para União Brasil, MDB e PSD, com 9 ministérios. O presidente Lula e os ministros Alexandre Padilha e Rui Costa - Lucio Tavora-10.mar.23/Xinhua

 

 

A primeira derrota expressiva de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso Nacional mostra uma legião de infiéis e sinaliza uma série de recados ao governo federal.

A derrubada na Câmara de mudanças feitas pelo governo federal no Marco do Saneamento, na noite desta quarta-feira (3), ocorreu por 295 votos a 136. Teve o apoio quase total de MDB, União Brasil e PSD, partidos que receberam juntos um total de nove ministérios de Lula.

Todos os 48 deputados da União Brasil que estavam presentes na sessão votaram contra o governo. No MDB, quase todos, 31 de 32. No PSD, 20 de 27.

Reservadamente, parlamentares citam especificamente dois nomes do governo como alvos —os ministros das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da Casa Civil, Rui Costa.

Leia mais na Folha de São Paulo