Porto Alegre, domingo, 19 de maio de 2024
img

8 ½ FESTA DO CINEMA ITALIANO COMEMORA 10 EDIÇÕES E RETORNA AO BRASIL DE 22 A 28 DE JUNHO. PORTO ALEGRE E OUTRAS 13 CIDADES RECEBEM O EVENTO

Detalhes Notícia
Entre os filmes confirmados, "Nostalgia", de Mario Martone,(foto) além de "Jogada de Amor" ("Corro da Te"), de Riccardo Milan. Foto: Picomedia Mad Entertainment

Em 2023, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano comemora sua 10ª edição no Brasil entre 22 a 28 de junho, com uma programação especial, que convida o espectador a embarcar em uma verdadeira viagem pela Itália e traz os melhores filmes italianos dos últimos anos, a maioria inéditos nas salas de cinema brasileiras. O Festival já conta com 14 cidades confirmadas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Salvador, Fortaleza, Recife, Natal, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Niterói e Búzios.

Entre os filmes confirmados, um dos destaques é o longa “Nostalgia”, de Mario Martone, Seleção Oficial em Competição do Festival de Cannes 2022, em que vemos Pierfrancesco Favino no papel de Felice Lasco. Depois de vários anos vivendo no Egito, ele retorna à sua Nápoles natal para reencontrar a mãe idosa que ele havia abandonado sem aviso quando era ainda adolescente.

Pierfrancesco Favino também protagoniza o longa “Jogada de Amor” (“Corro da Te”), de Riccardo Milan. Um dos maiores atores do cinema mundial contemporâneo, Favino foi vencedor da Coppa Volpi, o principal prêmio entregue anualmente aos melhores atores e atrizes no Festival de Veneza em 2020 por “Padrenostro”. Em “Jogada de Amor”, ele protagoniza uma história de amor que revisita o êxito do cinema francês “De Carona para o Amor” (2018), uma história que, por meio do humor, aborda temas tão pertinentes como o capacitismo e o machismo, e recebeu também os prêmios Nastro D’Argento 2022 de Melhor Comédia e de Melhor Atriz de Comédia para Miriam Leone.

Outros dois destaques são “Alla Vita”, primeiro longa-metragem de Stéphane Freiss como realizador, onde sob o sol abrasador da Apúlia, um agricultor, vivido por Riccardo Scamarcio, e a filha de um rabino descobrem que a sua história está ainda por ser escrita; e “Mondocane”, filme que marca a estreia de Alessandro Celli no cinema. Uma história pós-apocalíptica de violência, crueldade e inocência perdida, com Alessandro Borghi, conhecido pelo grande público por ser o protagonista de séries como “Suburra” e “Devils”.

Também integram a programação o premiado “A Estranha Comédia da Vida” (”La Stranezza”), de Roberto Andò, apresentando um imponente Toni Servillo interpretando Luigi Pirandello, um dos mais notáveis dramaturgos do século 20, dominado por uma crise criativa e em viagem à Sicília. Em 2023 o longa recebeu o David di Donatello de Melhor Roteiro Original (Roberto Andò, Ugo Chiti, Massimo Gaudioso), de Melhor Produção (Angelo Barbagallo, Attilio De Razza), de Melhor Cenografia (Giada Calabria, Loredana Raffi) e de Melhor Figurino (Maria Rita Barbera).

Agraciado com o Prêmio do Júri no prestigiado Festival de Annecy, “Interdito a cães e italianos“ é o representante de animação na programação, do diretor Alain Ughetto. No longa, o imaginário terno e singelo do autor se cruza com uma forte composição histórica, se relacionando com a história dos antepassados do realizador, Luigi e Cesira Ughetto, provenientes da região de Piemonte, na Itália, e forçados a emigrar.

Mais cidades e a programação completa com os filmes e horários estarão disponíveis em breve no site oficial do evento (www.festadocinemaitaliano.com.br).

 

Mostra Paralela – Ciclo A Grande Arte no Cinema  

 

Em paralelo à programação do 8 ½ Festa do Cinema Italiano, apresentamos o ciclo A Grande Arte, com nove documentários dedicados às artes visuais e aos grandes artistas de todos os tempos.

 

Uma oportunidade única para apreciar, na telona e em alta definição, os trabalhos dos artistas mais famosos da história, bem como conhecer todos os segredos por trás das suas obras. Estes documentários unem as histórias de vida dos artistas retratados à espetacular qualidade artística de suas obras. São filmes que aliam um riquíssimo caráter informativo a um cinema de forte qualidade visual e de entretenimento. Cada documentário será lançado como um “filme evento”, captando e concentrando, assim, o interesse dos espectadores brasileiros.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

 

22 junho

Caravaggio – A Alma e o Sangue, de Jesus Garces Lambert

(Caravaggio L’anima e il sangue) – Itália, 2018, 90’, documentário, Legendas Português, M/??

com: Manuel Agnelli, Emanuele Marigliano, Mina Gregori

 

Uma viagem cinematográfica emocionante pela vida, a obra e os tormentos do pintor italiano Caravaggio. Luz e sombra, contrastes e contradições, gênio e intemperança distinguem a sua existência e a sua arte.

 

29 junho

Michelangelo – Infinito, de Emanuele Imbucci

Itália, 2017, 95’, documentário, legendas Português, M/12

Com: Enrico Lo Verso, Ivano Marescotti

 

O documentário onde o cinema e o mundo da arte se encontram para traçar o retrato do homem secreto e transtornado, capaz de contrastes e paixões fortes, mas também dono de grande coragem ao apoiar as suas crenças e ideologias que era Michelangelo.

 

6 julho

Klimt & Schiele – Eros e Psique, de Michele Mally

Itália, 2018, 95’, documentário, legendas Português, M/12

 

Este documentário aborda uma época extraordinária e revolucionária. Um momento mágico para a arte, literatura e música, no qual circulavam novas ideias e os trabalhos de Gustav Klimt e Egon Schiele ganhavam os seus contornos.

 

13 julho

Eu, Leonardo da Vinci, de Jesus Garces Lambert

Itália, 2019, 90’, documentário, legendas Português, M/12

Com: Luca Argentero, Angela Fontana, Massimo de Lorenzo

 

Este incrível filme de arte leva-nos em uma fascinante viagem pela história e vida do espantoso pintor, cientista visionário, brilhante inventor e extraordinário homem que foi Leonardo da Vinci.

 

20 julho

Tintoretto – Um Rebelde em Veneza, de Giuseppe Domingo Romano

Itália, 2019, 96’, documentário, M/12

Com: Helena Bonham Carter, Peter Greenaway, Melania Gaia Mazzucco, Stefano Accorsi

 

Com narração de Helena Bonham Carter e a participação especial de Peter Greenaway, esta nova produção de cinema celebra o 500o aniversário do nascimento do último grande artista do Renascimento italiano.

 

27 julho

Van Gogh, Entre o Trigo e o Céu, de Giovanni Piscaglia

Itália, 2019, 95’, documentário, M/12

Com: participação do historiador de arte Marco Goldin e a participação especial e narração de Valeria Bruni Tedeschi

 

Um novo olhar sobre Van Gogh através do legado da maior colecionadora do artista, Helene Kröller-Müller que, no início do século XX, acabou por comprar quase 300 das suas obras, pinturas e desenhos.

 

3 agosto

Monet – Magia de Luz e Água, de Giovanni Troilo

Itália, 2018, 80’, documentário, M/12

 

Uma excursão através dos museus onde as obras-primas de Monet, gênio do Impressionismo, estão expostas: o Museu Orangerie, o Museu Marmottan, o Museu Orsay, acabando na casa de Monet e nos jardins em Giverny.

 

10 agosto

Gauguin no Taiti – O Paraíso Perdido, de Claudio Poli

Itália, 2019, 88’, documentário, legendas Português, M/12

 

Desde Taiti e as ilhas Marquesas — nos panoramas em que Gauguin, marcado pela rebeldia, as viu e representou — até aos museus americanos onde as suas maiores obras-primas estão agora preservadas.

 

17 agosto

Hitler vs Picasso – A Obsessão Nazista pela Arte, de Claudio Poli

Itália, 2018, 95’, documentário, legendas Português, M/12

Com a participação especial e a narração de Toni Servillo

 

O regime nazista sempre demonstrou interesse na grande arte, reunindo obras para o Führer. A partir de 4 exposições, o documentário conta o que aconteceu com diversos tesouros roubados pelos Nazistas.