Porto Alegre, sábado, 05 de outubro de 2024
img

Senadores decidem enviar a Lula proposta que acaba com pensões de filhos de militares, por Johanns Eller/O Globo

Detalhes Notícia
Para relator, tema só pode ser pautado pelo Poder Executivo; proposta recebeu apoio de 55 mil pessoas no site da Casa. O presidente Lula (ao centro), ao lado do ministro da Defesa, José Múcio (à direita), e o comandante das Forças Armadas, Tomas Paiva Ricardo Stuckert/PR

 

 

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal decidiu na última quarta-feira (5) encaminhar para a Presidência da República um projeto que prevê a extinção de pensões de filhos de militares.

Um parecer relatado por Carlos Viana (Podemos-MG) concluiu que o tema é de “iniciativa privativa” do presidente da República, ou seja, cabe a Lula decidir se elabora um projeto de lei para revisar as pensões ou não.

A proposta faz parte de uma sugestão de lei protocolada no programa e-Cidadania do Senado. A legislação prevê que todas as proposições que somem o apoio de 20 mil brasileiros em um intervalo de quatro meses sejam apreciadas pela Casa. O fim das pensões, defendido pelo blogueiro Lucas Eduardo Almeida Cobra, recebeu o apoio de 57.392 pessoas e tramitava desde 2019.

Leia mais em O Globo