A instabilidade volta a predominar em Canoas, nesta quarta-feira (19), com a ocorrência de chuva no município. Segundo o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil (Eclima), com base nos institutos de meteorologia, as pancadas podem ser fortes e isoladas, com projeção de até 25 milímetros. As precipitações podem ser volumosas e persistentes ao longo do dia, entretanto, inferiores a domingo. Na ocasião, Canoas somou 68,7 milímetros.
Na quinta (20) e na sexta-feira (21), o tempo permanece instável com pancadas de chuva, entretanto, os volumes serão mais baixos. A tendência é que sejam acumulados de 10 a 15 milímetros por dia.
Mesmo diante de uma previsão do tempo mais amena, o plano de contingência permanece em vigor, com equipes mobilizadas e máquinas nas ruas atuando na limpeza das vias.
Equipes da Defesa Civil seguem monitorando o comportamento das águas dos rios. A bacia do Rio do Sinos, que desemboca na região da Praia do Paquetá, ao meio-dia desta terça-feira (18), estava com 3,83 metros em São Leopoldo — a cota de inundação é de 4,5 metros. O Guaíba, que também serve de parâmetro para bairros de Canoas, estava com 2,89 metros, diante a cota de 3 metros. O Rio Gravataí registrava 3,85 metros — para uma marca de 4,75 metros para começar a deixar o leito.