Porto Alegre, sábado, 07 de setembro de 2024
img

Falha global de TI paralisa diversos setores essenciais/Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Pane em massa afeta software da empresa Microsoft utilizado em transportes, finanças, saúde, telecomunicações e outros. Distúrbios começaram nos EUA, disseminando-se por outros continentes. Apagões afetaram empresas que empregam sistemas da Microsoft Foto: DreamstimexTobiasarh/Panthermedia/IMAGO

 

 

Uma falha global em sistemas de computação em nuvem está interferindo com a comunicação pela internet em vários pontos do mundo nesta sexta-feira (19/07), afetando diversos setores, inclusive de transportes, saúde, finanças, telecomunicações e mídia.

De acordo com o website que monitora distúrbios técnicos Downdetector, desde a noite véspera, haviam sido registrados picos repentinos de incidentes em sites que utilizam aplicativos da Microsoft.

Segundo a agência de notícias Reuters, a companhia global de cibersegurança Crowdstrike enviou alerta aos clientes de que seu software Falcon Sensor estaria causando o colapso total do sistema operacional Microsoft Windows, resultando na famigerada “tela azul da morte”. O alerta incluía instruções para contornar a falha manualmente.

Ainda não está claro se a Crowdstrike é a única fonte das panes ou se há outras causas. A plataforma para gestão de aplicativos e serviços Microsoft Azure confirmou que está investigando e trabalhando por uma resolução. Contrariando temores iniciais, fontes do governo britânico adiantam que os distúrbios não estão sendo tratados como um ciberataque.

Leia mais em Deutsche Welle