O Sicoob São Miguel segue mobilizado com ações de auxílio à reconstrução das comunidades atingidas pelas cheias no Vale do Taquari. Nesta semana a agência de Anta Gorda/RS oficializou a entrega de materiais que serão utilizados pela Secretaria Municipal de Obras na reconstrução e recuperação de pavimentações destruídas pelas cheias no centro da cidade. Ao todo, são 200m de meio-fio e outros 300m² de pavimento intertravado de concreto (PVS).
Os recursos destinados pela cooperativa foram disponibilizados pelo Instituto Sicoob, por meio da Campanha de Doações Emergenciais SOS Rio Grande do Sul e complementados pelo Instituto, que têm beneficiado diversas iniciativas no Estado. As cooperativas do Sicoob e sua capilaridade de agências em diferentes regiões auxiliam na identificação das necessidades nos municípios mais atingidos.
“Procuramos as prefeituras e entidades dos municípios na área de atuação da agência de Anta Gorda para identificarmos as principais necessidades, assegurando que o recurso chegue até a ponta e auxilie no que é a maior demanda dessas comunidades. Este valor é muito importante para a reconstrução da região”, destaca o gerente Carlos João Rebelatto.
Uma segunda etapa também prevê apoio ao Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) e CTG de Ilópolis; para escola e Secretaria de Obras de Putinga; e ações do grupo Cáritas da Paróquia São Pedro de Encantado, Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul, que conta com cadastro de 600 famílias atingidas.
O Sicoob tem privilegiado empresas locais e associados da cooperativa na compra e fornecimento dos materiais, contribuindo com a economia desses municípios. “É muito importante termos esta oportunidade de auxiliar de alguma forma. Apresentar a destinação desses recursos é uma maneira de prestarmos contas, mostrando à sociedade que contribuiu com a campanha que os recursos estão sendo encaminhados e aplicados no auxílio às famílias e entidades, além da reconstrução do Estado em diferentes frentes. Aplicamos o princípio cooperativo de interesse pela comunidade, com transparência e motivando para que todos sigam auxiliando e fazendo a sua parte“, avalia Rebelatto.
Agilidade para reconstruir
A secretária de Obras de Anta Gorda, Daniela Piva, reforça que os materiais adquiridos com recursos do Sicoob serão aplicados na recuperação de diversas ruas no Centro do município. “Como estamos na região alta do Vale do Taquari, a enchente foi algo que nos pegou de surpresa, não esperávamos ser atingidos. Da forma como tudo aconteceu, tivemos muitos estragos, além do desgaste emocional das pessoas e perdas financeiras. Todo município acabou impactado”, explica.
Anta Gorda conta com mais de 900 quilômetros de estradas que são de responsabilidade do Município e todas elas sofreram algum impacto, além do Centro da cidade, com tubulações que se romperam e acabaram danificando o pavimento.
A secretária de Administração, Laiane Moretto, que junto com Daniela integram a Defesa Civil local, agradece o apoio. “Toda ajuda é de extrema importância e ficamos muito felizes com o auxílio do Sicoob. Estamos reconstruindo. Recebemos alguns valores da Defesa Civil Estadual e Federal, mas é um processo mais burocrático. Esse apoio do Sicoob é mais ágil e nos permite atender mais rapidamente as necessidades da população”, conclui, estendendo os agradecimentos a todos que auxiliaram e participaram da campanha solidária do Sicoob.