Porto Alegre, segunda, 30 de setembro de 2024
img

RS: Ações do Dia do Patrimônio movimentam instituições culturais pelo Estado. Programação deste sábado incluiu reconhecimento aos voluntários que atuaram no salvamento de acervos durante e após enchente

Detalhes Notícia
Feira ocupou Rua Riachuelo em frente a Biblioteca Pública do Estado. Foto: Adriano Ribeiro/ Sedac
 
Entre caminhadas, exposições, visitas guiadas e feiras que promovem a valorização dos bens culturais do Estado, a programação do Dia do Patrimônio movimentou espaços culturais em diversos municípios gaúchos neste sábado (17/8). Durante todo o dia, instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) ofereceram ações de interação com acervos e espaços culturais. Na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), em Porto Alegre, a enchente de maio foi lembrada com o descerramento de uma placa indicando o nível da inundação no local, e voluntários foram homenageados pela atuação nas ações emergenciais para o salvamento de acervos.
Em Arroio dos Ratos, a concentração para a caminhada promovida pelo Museu Estadual do Carvão e pela prefeitura municipal teve como atração o Grupo Vocal do município e conduziu visitantes por diversas instituições culturais. Com partida da Igreja Santa Bárbara, a atividade incluiu passagem por edifícios históricos e culturais e encerrou com apresentação da banda municipal. Já no município de Piratini, um cortejo levou o público  do Museu Barbosa Lessa ao Museu Histórico Farroupilha e contou com a participação do Grupo de Artes EncenAção e da Bicharada, acompanhados por uma banda.
Prevista na programação desta tarde, a oportunidade pouco comum de assistir a uma apresentação de violinos nas sacadas do casarão do Museu de História Julio de Castilhos (MHJC), chamou a atenção de quem passava pela rua Duque de Caxias, no centro histórico de Porto Alegre. A ação envolveu a Orquestra Jovem da Fábrica de Sonhos, com orientação do professor Ariel Polycarpo, violinista assistente da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). A instituição também realizou atividades especiais voltadas para crianças e um sarau festivo, entre outras atrações que devem movimentar o local também neste domingo (18).
O sábado dedicado ao patrimônio em Porto Alegre, incluiu, também, mostra fotográfica que retrata o trabalho de recuperação realizado no Museu de Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom) após danos causados pela enchente de maio na instituição. E o nível da água que inundou a Casa de Cultura Mario Quintana ficou gravado na parede do edifício em uma placa instalada no local. No local, a Sedac reconheceu o trabalho de voluntários que atuaram nas ações emergenciais para preservação e recuperação de acervos atingidos com a entrega de certificados na tarde deste sábado.
De acordo com a titular da Sedac, Beatriz Araujo, a data reforça a importância do esforço coletivo que vem sendo realizado para recuperação de bens e acervos afetados. “Nosso patrimônio é um dos ativos mais importantes para o futuro do Estado, por isso buscamos integrar a sociedade aos equipamentos culturais, gerando mais engajamento na recuperação de obras ou espaços danificados”, pontuou.
Passaporte do Dia do Patrimônio orienta visitação
Quem registrar sua passagem por pelo menos sete instituições do Estado em Porto Alegre durante o final de semana do Dia do Patrimônio vai receber um kit cultural alusivo à data. O kit inclui miniaturas colecionáveis de cinco edifícios históricos do centro da Capital. A iniciativa tem o objetivo de estimular a visitação e, para ter direito ao brinde, é preciso colar no Passaporte do Dia do Patrimônio o selo estilizado de cada instituição visitada. O passaporte, que contém um mapa indicando os onze espaços participantes, e os selos são distribuídos gratuitamente nos locais de visitação. Com o panfleto preenchido, o visitante pode retirar o kit no balcão de informações da Casa de Cultura Mario Quintana, no dia 24 de agosto, das 10h às 18h.
Sobre o Dia do Patrimônio
O Dia Estadual do Patrimônio Cultural é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP) e do Sistema Estadual de Museus (SEM). Estabelecido pelo decreto 54.608/2019, desde 2019 a efeméride é comemorada no terceiro fim de semana de agosto. A data prevê a realização de atividades de sensibilização e de educação patrimonial, bem como a preservação, a proteção, a valorização e a salvaguarda do patrimônio cultural material e imaterial do Estado.
Na edição deste ano, a programação inclui 273 atividades em 67 municípios, envolvendo 255 instituições culturais. Mais informações podem ser obtidas na página dedicada ao Dia do Patrimônio no link, onde também é possível acessar um mapa interativo e consultar a programação por município.